domingo, 4 de junho de 2017

Semântica - Conectores



A semântica é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem. Outras formas de semântica incluem a semântica nas linguagens de programação, lógica formal, e semiótica. Em sentido largo, pode-se entender semântica como um ramo dos estudos linguísticos que se ocupa dos significados produzidos pelas diversas formas de uma língua. Dentro dessa definição ampla, pertence ao domínio da semântica tanto a preocupação com determinar o significado dos elementos constituintes das palavras (prefixo, radical, sufixo) como o das palavras no seu todo e ainda o de frases inteiras. 
Segundo o Professor Fabiano Sales, Preposição é uma classe de palavras com o objetivo de ligar palavras e orações. Nessas ligações, as preposições podem, ou não, acrescentar valor semântico ao período. Preposições que são apenas uma exigência do termo antecedente, isto é, que não acrescentam qualquer valor semântico, são chamadas de relacionais. As preposições relacionais introduzem o objeto indireto ou o complemento nominal. 
Exemplos: Necessito de chocolate. (de chocolate = objeto indireto) Ele é essencial para o grupo. (para o grupo = complemento nominal) 
Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. 
A A persistirem os sintomas, o médico deve ser consultado. (condição) O filho puxou ao pai. (conformidade, semelhança) Nas férias passadas, viajamos a Roma. (destino) Candidatos, façam a prova a caneta. (instrumento) 
COM Os moradores perderam tudo o que tinham com as enchentes. (causa) Amanhã sairei com amigos. (companhia) No próximo domingo, o Flamengo jogará com o Botafogo. (oposição) A idosa bateu no ladrão com a bengala. (instrumento) A moça estava atrasada; caminhava com pressa. (modo) Com certeza, iremos ao teatro no feriado. (afirmação) No sistema capitalista, as pessoas somente sobrevivem com recursos. (condição) 
DE Saí de casa. (origem) Falaram de você. (assunto) Veio de táxi. (meio) A menina chorou de raiva. (causa) Os siris andam de lado. (modo) Voltemos de noite. (tempo) Comprei um relógio de ouro. (matéria) Aquele livro é de Marcelo. (posse) Ontem, bebemos dois copos de vinho. (conteúdo) Estou sob a mesa. (lugar) O bicheiro caminhava de anel no dedo. (companhia) 
EM Hoje à noite, estarei em casa. (lugar) Formou-se em Direito. (especialidade) O relógio é feito em ouro. (matéria) Tenho que apresentar o tema em quinze minutos. (tempo) 
PARA O bombeiro veio para socorrê-lo. (finalidade) Viajou para a Itália. (destino) Para João, Flamengo é o melhor time do campeonato. (conformidade) É proibida a venda de bebidas para menores de dezoito anos. (restrição) 
POR Comprei o livro por cem reais. (preço) Distantes, os namorados falavam-se por internet. (meio) Viajamos por diversas cidades. (lugar) “Eu sei que vou te amar / por toda a minha vida” (tempo) – Vinícius de Moraes 
Conectores: são palavras ou expressões que servem para conectar (ligar, unir) vários segmentos Linguísticos, como exemplo: as frases no período, os períodos no parágrafo e os parágrafos no texto.  
Incluem-se no grupo de conectores as seguintes subclasses gramaticais de palavras: - conjunções (e; pois...) - locuções conjuncionais (além disso; no entanto...) - advérbios (depois; finalmente...) - locuções adverbiais (em seguida; por último...) - algumas orações reduzidas – orações sem conjunção e com o verbo numa forma nominal – gerúndio, infinitivo ou particípio – (concluindo; para terminar; feito isto). 
Funções: 
Adicionar / Enumerar: e; além disso; não só...mas também; depois; finalmente; seguidamente; em primeiro lugar; em seguida; por um lado...por outro; adicionalmente; ainda; do mesmo modo; pela mesma razão; igualmente; também; de novo;... 
Sintetizar / Concluir: logo; pois; assim; por isso; por conseguinte; portanto; enfim; em conclusão; concluindo; em suma;... 
Particularizar: especificamente; nomeadamente; por exemplo; em particular;... 
Explicar / Exemplificar: pois; porque; porquanto; por causa de; uma vez que; especificamente; nomeadamente; isto é; ou seja; quer dizer; por exemplo; em particular; como se pode ver; é o caso de; é o que se passa com;... 
Inferir: assim; consequentemente; daí; então; logo; pois; deste modo; portanto; em consequência; por conseguinte; por esta razão; por isso;...
Substituir / Reformular: mais corretamente; mais precisamente; ou melhor; quer dizer; dito de outro modo; por outras palavras;... 
Contrariar / Opor / Restringir: porém; contrariamente; em vez de; pelo contrário; por oposição; ainda assim; mesmo assim; apesar de; contudo; no entanto; por outro lado;... 
Fim: para; para que; com o intuito de; a fim de; com o objetivo de;... 
Dúvida: talvez; é provável; é possível; provavelmente; porventura;... 
Certeza: é evidente que; certamente; decerto; com toda a certeza; naturalmente; evidentemente;... 
Hipótese / Condição: se; a menos que; supondo que; admitindo que; salvo se; exceto;... 
Chamar a atenção: note-se que; atente-se em; repare-se; veja-se; constate-se;... 
Enfatizar: efetivamente; com efeito; na verdade; como vimos;... 
Opinar: a meu ver; estou em crer que; em nosso entender; parece-me que;... 
Reafirmar / Resumir: por outras palavras; ou melhor; ou seja; em resumo; em suma;... 
Semelhança: do mesmo modo; tal como; assim como; pela mesma razão;... 
Organizadores do discurso: são as expressões que, mais do que conectar ideias, contribuem para a organização dos planos textuais. 
Organizar no espaço: à direita; atrás; sobre; sob; de um lado; no meio; naquele lugar;... 

Organizar no tempo: depois; então; após; de seguida; seguidamente; dias mais tarde; agora; já; antes; até que; quando;...