sábado, 1 de março de 2014

FUNÇÕES DA LITERATURA:



COGNIÇÃO
Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através percepção, da atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra Cognitionetem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.
É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinadossistemas e soluções de problemas.
LITERATURA ENGAJADA: Chamada de função político-social.
Politico-social: remete a textos que se propõem a denunciar problemas sociais, combater a prostituição e o vício, lutar contra a guerra, a fome, a miséria.
FUNÇÕES DA LITERATURA:
·        ESTÉTICA - função que consiste em encontrar a satisfação no belo, no artístico
·        CATÁRTICA  - Acontece, por exemplo, quando alguém que está com problemas sérios em relação ao amor, às amizades, ao emprego ou aos familiares procura a Bíblia (especialmente salmos), um bom romance ou mesmo um poema preferido, e ali encontra lenitivo para suas dores, uma espécie de palavra de conforto.
·        COGNITIVA – essa função acontece pelo simples fato de que sempre se aprende alguma coisa quando se lê um texto literário, quando se visita um museu, uma galeria de arte ou mesmo quando se vê um bom filme.
·        POLITICO-SOCIAL – remete a textos que se propõem  a denunciar problemas sociais, combater a prostituição e o vício, lutar contra a guerra, a forme, a miséria.

LÍRICO
A poesia lírica é uma forma de poesia que surgiu na Grécia Antiga, e originalmente, era feita para ser cantada ou acompanhada de flauta e lira (daí o lírica).
Classificação Poesia Lírica
Diferentemente da poesia épica (na qual um narrador conta uma história) e da poesia dramática (gênero que inclui todas as peças teatrais em versos e são os personagens que falam, e não o poeta), na poesia lírica o poeta fala diretamente ao leitor, representando os sentimentos, estado de espírito e percepções dele ou dela.
A maioria da poesia lírica é feita em rimas, embora como em toda regra, existam exceções.