terça-feira, 4 de março de 2014

BERINJELA PARA REDUZIR O COLESTEROL


Publicado em 02 de Mar de 2014 por Leticia Maciel 

Fonte de fibras, o vegetal possui boas quantidades de magnésio e vitamina K, relacionados à saúde dos ossos, além de vitamina C, potássio e niacina

Texto: Marcela Carlini/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel
A melhor forma de consumir a berinjela é cozida e com pouco óleo
Foto: Shutterstock  
Seu suco é capaz de reduzir o colesterol 
O suco extraído a partir da berinjela é capaz de diminuir a absorção do colesterol no intestino, isso quando algum produto de origem animal for ingerido durante as refeições. Entretanto, com relação à Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), conhecida como colesterol ruim, o suco não oferece o mesmo efeito. Vale lembrar que o LDL é apenas uma espécie de “carregador” do colesterol, que, quando em acesso, se deposita nas artérias e causa vários problemas circulatórios.
Pessoas com gastrite não devem consumi-la 
Quem tem gastrite deve sempre evitar frituras e preparações muito temperadas, pois nessas condições o estômago sofre diversas irritações, agravando assim os sintomas e dificultando o tratamento da doença. O que acontece é que várias das receitas feitas com berinjela utilizam fritura no preparo, em razão disso é melhor evitar esta opção na cozinha.
Veja mais benefícios da berinjela
Como consumir 
A berinjela crua contém certa quantidade de solanina, uma substância que provoca distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece com o cozimento. Caso opte por assar a berinjela ocorrerá a desidratação parcial do vegetal, o que não acrescentará calorias à sua dieta (100g = 20 kcal). Já na fritura, em que o óleo é incorporado a esse legume, ocorre uma adição significativa de calorias: 100 g do alimento fornecerá 220 kcal.
Mito sobre o alimento 
Há relatos que associam a berinjela ao tratamento de reumatismoe gota. Acredita-se que o fruto ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso, se acumula em forma de cristal e provoca dores articulares. No entanto, embora existam evidências desse benefício, não há estudos científicos que comprovem a indicação da berinjela para essa finalidade.
Farinha de berinjela 
A farinha é obtida pela desidratação da berinjela, garantindo assim a concentração de todos os nutrientes e minerais. A berinjela desidratada em pó cria uma sensação de saciedade, o que favorece a menor ingestão de alimentos. No entanto, quem quer emagrecer com saúde, não pode ter uma dieta à base de farinha de berinjela e de qualquer outra (tendo em vista que não existe um alimento milagroso). Dietas que têm como base apenas um alimento pode causar danos à saúde. Um regime saudável se faz com variedade de alimentos e, de preferência, com o acompanhamento de um nutricionista.