sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1.5 LÍNGUA PORTUGUESA - ORTOGRAFIA (acentuação gráfica)




ACENTUAÇÃO GRÁFICA
HIATO

Acentua-se o I(s) ou U(s) quando:
·        - Segundas vogais do hiato;
·      -   Sozinhas na sílaba (ou acompanhadas de S)
·       -  Não seguidas de NH.
Exemplos: sa-ú-de, sa-í-da, fa-ís-ca, a-í, Gra-ja-ú.

Observação:
·         Elimina-se o acento agudo nas palavras paroxítonas co i ou u tônicos precedidos de diftongos. Exemplo: feiura, baiuca, boiuna, cauila.

De acordo com o DECRETO Nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
“Prescinde-se do acento agudo nas vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras paroxítonas, quando elas estão precedidas de ditongo: baiuca, boiuno, cauila (var. cauira), cheiinho (de cheio), saiinha (de saia).”
mas
Levam, porém, acento agudo as vogais tónicas/tônicas grafadas i e u quando, precedidas de ditongo, pertencem às palavras oxítonas e estão em posição final ou seguidas de s: Piauí, teiú, tuiuiús. Se neste caso, a consoante final for diferente de s, tais vogais dispensam o acento agudo: cauim.”

DOIS “EE” E ACENTO

Não haverá acento circunflexo sobre o primeiro “E” nos encontros vocálicos EE e no primeiro “O” no encontro vocálico OO.

Exemplos:
veem, creem, leem, deem voo, enjoo.

De acordo com o DECRETO Nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
“Prescinde-se de acento circunflexo nas formas verbais paroxítonas que contêm um e tónico/tônico oral fechado em hiato com a terminação – em da 3ª pessoa do plural do presente do indicativo ou do conjuntivo, conforme os casos: creem, deem (conj.), descreem (conj.), desdeem (conj.), leem, preveem, redeem (conj.), releem, reveem, tresleem, veem.”
“Prescinde-se igualmente do acento circunflexo para assinalar a vogal tónica/tônica fechada com a grafia o em palavras paroxítonas como enjoo, substantivo e flexão de enjoar, povoo, fexão de povoar, voo, substantivo e flexão de voar, etc.”