sexta-feira, 1 de junho de 2012

Não chores mais!






Extrato do Evangelho de Lucas capítulo 7:
“13 - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores”.
No texto em epígrafe encontramos uma mulher que estava chorando. Na vida todos nós choramos, por algum acontecimento, ou por alguém, porque perdeu, ou porque ganhou algo, ou alguém. No caso em pauta aquela mulher chorava porque tinha perdido seu único filho. Existe sempre uma pessoa do seu lado que perdeu alguma coisa efêmera, reclamando da vida, muita vezes numa mesa de bar, sem avaliar o que está a sua volta. A reflexão nos faz ver que sempre haverá no dia-a-dia uma pessoa na vez de perder algo ou alguém, ou receber um resultado favorável de seus sonhos, é a lei da vida.
Percebi no vai e vem da vida a facilidade em perder mais do que ganhar um afeto, ou a visita carinhosa de um amigo, ou de um membro de sua família. Entretanto, há pessoas que infelizmente não tem mais um membro da família vivo, ou um amigo de verdade, no modelo dos tempos antigos “tipo década de 70”.
Entretanto, acredito no sentimento, mesmo entre pessoas que não compartilha os mesmos ideais religiosos ou políticos e dentro deste raciocínio vejo ser possível encontrar um irmão, ou ganhar uma adoção de uma família, que tenham até mais amor do que aqueles nascidos do mesmo sangue, porque Deus trabalha por quem espera nele, por quem de fato acredita nele, pois sua misericórdia é eterna.
Vejamos o que nos diz os textos bíblicos:
Provérbios 17:17 - Em todo tempo ama o teu amigo e na hora da angustia nasce o irmão;
Provérbios 27:10 - Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe;
Marcos 3:33 - E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? São aqueles que fazem a vontade de meu pai.
Pela ótica bíblica, a caridade, o amor em prática, é apontada como primordial, o exigido por Deus. Se você ama o seu próximo em tempo integral, nascerá um amigo ou um irmão e ele jamais te faltará. Se você perdeu sua família, por motivo de mudança, ou de falecimento, o melhor caminho a fazer é procurar viver bem com a sua vizinhança praticando a solidariedade, sendo benigno, seguindo os ensinos bíblicos, pois esses passam a ser sua família agora! Está claro que o livro de Provérbios nos dá uma lição de vida, mas agora vamos ver o que diz o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sobre a família: para Ele a família tem que ser, prioritariamente, unânime na fé e obediente a Deus, para que possa ser de fato uma família, caso contrário não haverá o verdadeiro amor e o vínculo familiar ficará destruído, porque a ausência de Deus traz a mentira, a traição, a ira, as contendas e toda sorte de pecado.
A mulher do texto do Evangelho de Lucas perdeu o seu único filho, era viúva e não tinha mais para quem recorrer, estava perdida em uma sociedade machista, cheia de regras contra as mulheres, sem ninguém do sexo masculino para representar a sua família. Logo, ela seria uma escrava; era a única saída. Aquela mulher não fez nada de errado, era uma mulher de boa conduta, uma mulher de família, mas as regras sociais daquela cultura eram implacáveis.
Extraído do site: iluminalma.com.br:
“O que estava sendo carregado para o sepulcro naquele dia era muito mais do que seu filho, era seu protetor, seu provedor e sua linhagem. Era tudo que ela tinha, e tudo que ela podia esperar que tivesse nesta vida.”
Podemos observar que Jesus ficou preocupado e compadeceu-se muito daquela mulher. Devemos entender que Jesus não mudou, Ele é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente, essa é a mensagem que nos dá o Livro de Hebreus ( 13:8), pois Jesus está preocupado comigo e com você também; “ Ele” fica triste com seus problemas e também faz milagres em sua vida. Notemos que Ele foi mais do que um pai para aquela senhora, pois como pai só poderia ajudá-la materialmente, o que não apagaria a perda do filho. Mas Ele agiu como o Deus que cura e salva para com aquela mulher. Hoje Ele continua a dizer para todos nós: “não chores mais”.
Você pode ter perdido alguém ou alguma coisa muito importante na sua vida. Mas, lembre-se, Jesus recupera ou substitui e isso vai ser conforme a sua fé.
Que Deus nos abençoe com sua infinita misericórdia.